Empresa

As ideias começam pequenas.

A fundação da URSAPHARM

Tudo começa com uma ideia simples. Na década de 70, as doenças oculares da população alemã são tratadas maioritariamente com os produtos provenientes de farmácias nas proximidades, na vizinha França. Uma lacuna no mercado, segundo a opinião de quatro farmacêuticos de Saarland, Albrecht Holzer, Dieter Trox, Werner Buxmann e Werner Bernhard, que acabariam por fundar a URSAPHARM Arzneimittel GmbH em 1974.

Através da distribuição inicial de medicamentos oftalmológicos provenientes da vizinha França e em apenas alguns anos após a sua fundação, a produção própria de medicamentos oftalmológicos de alta qualidade “Made in Germany” já era uma referência. O resultado fala por si: em apenas dez anos, a URSAPHARM produziu uma vasta gama de produtos farmacêuticos no campo da oftalmologia.

A primeira grande patente

Dez anos depois, em 1993, a URSAPHARM desenvolveu um sistema inovador: A introdução no mercado do sistema COMOD®, desenvolvido pela própria empresa e imediatamente patenteado. Com o recipiente do produto inteligentemente integrado e associado a uma bomba doseadora, o novo produto é uma revolução no campo da oftalmologia: pois até à data era considerado impossível manter preparações líquidas esterilizadas e duráveis, como por exemplo, gotas oftalmológicas, por um longo período de tempo, sem a adição de conservantes que danificam a superfície ocular. O sistema patenteado de COMOD® (do inglês “COntinuous MOnoDose”, que significa dose única contínua) impede de forma confiável que a solução contida no interior do sistema de aplicação entre em contacto com o ar ambiente. A consequência: Todos os germes são mantidos afastados da solução, assegurando uma aplicação esterilizada, mesmo depois da abertura do frasco.

As gotas oftalmológicas HYLO®-GEL tornaram-se reembolsáveis

Em 2008, a URSAPHARM alcançou outro marco importante na história da empresa. Pela primeira vez é oficialmente confirmada a necessidade de uma terapia com uma solução de ácido hialurónico de alta qualidade. O Comité Federal Alemão (GBA) verificou que no mercado alemão não havia alternativa para as gotas oftalmológicas HYLO®-GEL produzidas pela URSAPHARM. Assim, o HYLO®-GEL é o primeiro dispositivo médico destinado à hidratação dos olhos secos na história alemã, a ser classificado como produto de prescrição. A consequência: desde então e pela primeira vez, as seguradoras passaram a assumir os custos do tratamento com as gotas oftalmológicas HYLO®-GEL em determinados casos médicos (tais como perturbações nas glândulas lacrimais, diversas doenças auto-imunes, incapacidade de fechar completamente as pálpebras (lagoftalmia) e paralisias dos nervos faciais (paralisia facial).

Outros produtos